Como falar de paternidade dentro de organizações?

Escrito por: Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Moodar

A paternidade é um aspecto fundamental na vida de muitos colaboradores dentro das organizações. Contudo, por muito tempo, essa temática não recebeu a devida atenção no ambiente corporativo, ficando em segundo plano em relação a outras questões que soam mais pertinentes ao RH.

Felizmente, a conscientização sobre a importância da paternidade ativa e a busca por equidade de gênero têm se fortalecido. Neste post do Blog Moodar, vamos abordar como falar de paternidade dentro das organizações.

A paternidade ativa refere-se ao envolvimento participativo dos pais no cuidado e na criação dos filhos. Tradicionalmente, o papel do pai na família era visto como o de provedor financeiro, enquanto a mãe desempenhava o papel principal nos cuidados com as crianças. Contudo, essa perspectiva tem se transformado, e a sociedade tem reconhecido cada vez mais a importância da figura paterna no desenvolvimento dos filhos e na construção de lares saudáveis. Aqui no Blog Moodar, já falamos sobre como acolher as colaboradoras após a licença maternidade, então nada mais justo do que falarmos sobre como abordar o tema “paternidade ativa” dentro das organizações.

E para isso, as empresas podem atuar das seguintes maneiras:

Compreenda a relevância da paternidade ativa

Compreender a relevância da paternidade ativa é fundamental para que as empresas possam criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os colaboradores. Ao abordar essa temática, as organizações contribuem para a equidade de gênero, promovendo um ambiente onde tanto homens como mulheres possam conciliar suas responsabilidades profissionais com as familiares de forma equitativa, reduzindo desigualdades e preconceitos de gênero.

Apoie os colaboradores

Apoiar os colaboradores em sua jornada de paternidade pode melhorar o bem-estar emocional, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e, consequentemente, a produtividade no ambiente de trabalho. Empresas que se preocupam com a paternidade ativa tendem a atrair e reter talentos mais diversos, criando um ambiente atrativo para profissionais qualificados. Além disso, contribuem para a formação de pais mais presentes e envolvidos, o que ajuda no desenvolvimento saudável das crianças, refletindo em um futuro mais promissor para a sociedade.

Como a Moodar pode ajudar sua empresa:

A Moodar desempenha um papel essencial ao abordar a paternidade de forma positiva e benéfica para colaboradores e empresas. Oferece programas que incentivam a participação ativa dos pais no cuidado e educação dos filhos, como workshops, palestras e grupos de apoio envolvendo o tema.

Conheça mais e agende uma demonstração gratuita em www.moodar.com.br 

dia dos pais moodar

Ao assumir essa discussão, as empresas demonstram seu compromisso com o bem-estar de seus colaboradores e a construção de um futuro mais promissor para a sociedade como um todo.

Agende uma Demo

Outros conteúdos:

Como criar senso de empatia entre seus colaboradores

Como criar senso de empatia entre seus colaboradores

Como reter talentos

03 Dicas para a Retenção de Talentos na sua Organização

O segredo para Feedbacks construtivos

O segredo para Feedbacks construtivos

...