A gente acredita que a área de Recursos Humanos é a responsável por cuidar do maior ativo das organizações: as pessoas. E para que as pessoas se sintam valorizadas e tenham vontade de se desenvolver dentro das empresas é muito importante que esta invista em treinamentos, capacitações, programas de Desenvolvimento Humano Organizacional. Se você ainda não sabe o que é DHO e como implementá-lo, confira este post super completo.
Mesmo que seja de acordo geral que o desenvolvimento de pessoas deveria ser um dos principais focos de investimento, muitas vezes, o CEO ou a Diretoria (que detém o poder de decisão), podem não ver a importância desses investimentos. Desejam focar somente em resultados financeiros de curto prazo. Entendendo isso, é fundamental saber como convencer o CEO a investir em pessoas e fazer com que ele compreenda que essa é uma estratégia fundamental para o sucesso da empresa.
O primeiro passo para convencer o CEO a investir em pessoas é mostrar os benefícios que essa estratégia pode trazer para a empresa. Por exemplo, mostrar que quando os funcionários sentem-se valorizados e têm a oportunidade de se desenvolver, eles se tornam mais motivados, o que impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.
Investir em pessoas também pode gerar um clima organizacional mais positivo, aumentando a retenção de talentos e reduzindo os custos com turnover e recrutamento e seleção.
Para reforçar a importância deste investimento, é fundamental apresentar dados e estatísticas que comprovem a eficácia dessa estratégia. Geralmente o CEO ou decisor não têm muito tempo para analisar profundamente uma proposta, desta forma, tente apresentar informações objetivas, que comprovem a eficácia das suas ideias.
Aqui vão alguns dados interessantes que você pode usar:
Pode ter certeza: apresentando bons dados, você já terá meio caminho andado na tarefa de convencer o CEO a investir em pessoas.
Apresentar o custo-benefício do investimento é outra dica muito importante para o convencimento da pessoa que toma as decisões na empresa em que você trabalha. Muitas vezes, os CEOs podem ter receio de investir em treinamentos e capacitações por acreditarem que isso é um custo elevado e sem retorno imediato.
Mostre que, apesar de ter um custo inicial, o investimento em pessoas pode gerar um retorno significativo a médio e longo prazo. Também é importante destacar que os custos com turnover e recrutamento podem ser muito mais altos do que o investimento em Desenvolvimento Humano Organizacional.
Tente apresentar uma previsão de ROI - Retorno sobre o investimento. O ROI pode servir para comparar ações e projetos e definir em quê investir, facilitar as definições de metas e objetivos da empresa, analisar custos e criar um olhar macro e analítico sobre os projetos. Desta forma, se a previsão futura for positiva, já será um grande ponto de argumentação.
É claro, para convencer o CEO a investir em pessoas, é fundamental que esse investimento esteja alinhado com a estratégia da empresa. Mostrar que o desenvolvimento dos colaboradores pode contribuir para o alcance dos objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo já é um grande indício de que o investimento tem muito potencial.
Por exemplo, se a empresa tem como objetivo expandir as operações, mostre como o treinamento dos colaboradores pode impactar nesse processo.
Você consegue perceber que vai ficando cada vez mais difícil dizer “não” a um projeto bem embasado e apresentado? Se você tiver todos os dados na ponta da língua e apresentar de forma consistente, será muito mais fácil conseguir aquele “sim” vindo do decisor.
Por fim, é importante apresentar um plano de ação claro e prático, com objetivos, metas e indicadores de resultado. Além disso, crie um cronograma e peça os orçamentos necessários para a correta execução de todo o projeto de Desenvolvimento Humano Organizacional.
A Moodar, por exemplo, conta com soluções para apoiar o RH em sua importante missão de desenvolver pessoas. Muito além de terapia online, oferecemos palestras, treinamentos, grupos terapêuticos, produtos consultivos, assessments e outros recursos, que podem ser escolhidos em nossa plataforma e organizados de acordo com a necessidade da empresa.
Enfim, todas as necessidades de DHO e Saúde Mental de uma empresa em um só lugar e 100% remoto, podendo atingir todas as equipes da sua empresa.
Com essas cinco dicas, a sua preparação para convencer seu CEO a investir em pessoas está completa! Vamos transformar a cultura organizacional da sua empresa?
Conheça mais sobre a Moodar. Converse com nossa equipe.