5 Dicas para Convencer seu CEO a investir em Pessoas

Escrito por: Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Moodar

Com essas 5 dicas objetivas, você pode se preparar para apresentar as propostas para desenvolver o DHO da empresa.

A gente acredita que a área de Recursos Humanos é a responsável por cuidar do maior ativo das organizações: as pessoas. E para que as pessoas se sintam valorizadas e tenham vontade de se desenvolver dentro das empresas é muito importante que esta invista em treinamentos, capacitações, programas de Desenvolvimento Humano Organizacional. Se você ainda não sabe o que é DHO e como implementá-lo, confira este post super completo.

Mesmo que seja de acordo geral que o desenvolvimento de pessoas deveria ser um dos principais focos de investimento, muitas vezes, o CEO ou a Diretoria (que detém o poder de decisão), podem não ver a importância desses investimentos. Desejam focar somente em resultados financeiros de curto prazo. Entendendo isso, é fundamental saber como convencer o CEO a investir em pessoas e fazer com que ele compreenda que essa é uma estratégia fundamental para o sucesso da empresa.

Confira 5 dicas para convencer o seu CEO a investir em pessoas:

  1. Mostre os benefícios deste investimento

O primeiro passo para convencer o CEO a investir em pessoas é mostrar os benefícios que essa estratégia pode trazer para a empresa. Por exemplo, mostrar que quando os funcionários sentem-se valorizados e têm a oportunidade de se desenvolver, eles se tornam mais motivados, o que impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.

Investir em pessoas também pode gerar um clima organizacional mais positivo, aumentando a retenção de talentos e reduzindo os custos com turnover e recrutamento e seleção.

  1. Apresente dados e estatísticas

Para reforçar a importância deste investimento, é fundamental apresentar dados e estatísticas que comprovem a eficácia dessa estratégia. Geralmente o CEO ou decisor não têm muito tempo para analisar profundamente uma proposta, desta forma, tente apresentar informações objetivas, que comprovem a eficácia das suas ideias.

Aqui vão alguns dados interessantes que você pode usar:

  • Um estudo da Mercer mostrou que empresas que investem no desenvolvimento de seus funcionários têm uma taxa de retenção de talentos 34% maior do que as empresas que não investem.

  • Além disso, segundo um estudo da IBM, empresas que investem em treinamento têm um aumento médio de 24% na sua margem de lucro.

Pode ter certeza: apresentando bons dados, você já terá meio caminho andado na tarefa de convencer o CEO a investir em pessoas.

  1. Mostre o custo-benefício

Apresentar o custo-benefício do investimento é outra dica muito importante para o convencimento da pessoa que toma as decisões na empresa em que você trabalha. Muitas vezes, os CEOs podem ter receio de investir em treinamentos e capacitações por acreditarem que isso é um custo elevado e sem retorno imediato.

Mostre que, apesar de ter um custo inicial, o investimento em pessoas pode gerar um retorno significativo a médio e longo prazo. Também é importante destacar que os custos com turnover e recrutamento podem ser muito mais altos do que o investimento em Desenvolvimento Humano Organizacional.

Tente apresentar uma previsão de ROI - Retorno sobre o investimento. O ROI pode servir para comparar ações e projetos e definir em quê investir, facilitar as definições de metas e objetivos da empresa, analisar custos e criar um olhar macro e analítico sobre os projetos. Desta forma, se a previsão futura for positiva, já será um grande ponto de argumentação.

  1. Alinhe com a estratégia da empresa

É claro, para convencer o CEO a investir em pessoas, é fundamental que esse investimento esteja alinhado com a estratégia da empresa. Mostrar que o desenvolvimento dos colaboradores pode contribuir para o alcance dos objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo já é um grande indício de que o investimento tem muito potencial.

Por exemplo, se a empresa tem como objetivo expandir as operações, mostre como o treinamento dos colaboradores pode impactar nesse processo.

Você consegue perceber que vai ficando cada vez mais difícil dizer “não” a um projeto bem embasado e apresentado? Se você tiver todos os dados na ponta da língua e apresentar de forma consistente, será muito mais fácil conseguir aquele “sim” vindo do decisor.

  1. Proponha um plano de ação

Por fim, é importante apresentar um plano de ação claro e prático, com objetivos, metas e indicadores de resultado. Além disso, crie um cronograma e peça os orçamentos necessários para a correta execução de todo o projeto de Desenvolvimento Humano Organizacional.

A Moodar, por exemplo, conta com soluções para apoiar o RH em sua importante missão de desenvolver pessoas. Muito além de terapia online, oferecemos palestras, treinamentos, grupos terapêuticos, produtos consultivos, assessments e outros recursos, que podem ser escolhidos em nossa plataforma e organizados de acordo com a necessidade da empresa. 

  • Por meio das pesquisas de clima e assessments, oferecemos dados ricos para que o RH possa apresentar os resultados obtidos com as ações e explorar as diversas datas importantes do calendário. 

  • Os treinamentos oferecem exercícios práticos que objetivam capacitar o público alvo sobre alguma ferramenta ou temática específica, como lideranças, diversidade e soft skills necessárias para o correto desenvolvimento das equipes.

  • Com o Moodar Spaces, trilhas de ações pensadas para a resolução de uma dor específica ou o desenvolvimento de uma habilidade, você pode incluir diferentes formatos de ações com temáticas que possuam alinhamento à necessidade, como Soft Skills para Colaboradores, Comunicação para Lideranças, entre outros.

Enfim, todas as necessidades de DHO e Saúde Mental de uma empresa em um só lugar e 100% remoto, podendo atingir todas as equipes da sua empresa. 

Com essas cinco dicas, a sua preparação para convencer seu CEO a investir em pessoas está completa! Vamos transformar a cultura organizacional da sua empresa?

Conheça mais sobre a Moodar. Converse com nossa equipe.

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