Alcançando a qualidade com 5by5

Escrito por: Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Moodar

A 5by5 é uma empresa de tecnologia com 7 anos de mercado, localizada em Araraquara, São Paulo. Atua principalmente no setor de desenvolvimento de softwares sob medida, além de fornecer consultoria especializada em TI e arquitetura de sistemas. A empresa conta com uma equipe de 200 colaboradores e por consequência da pandemia e do home office, modelo de trabalho adotado, a 5by5, que mesmo já tendo uma cultura voltada para pessoas, sentiu a necessidade de reforçar ainda mais os cuidados com a saúde emocional e a qualidade de vida de seus colaboradores. De acordo com Carina Passos, coordenadora de RH da empresa, o maior desafio foi:

“Despertar em um público, no geral mais introspectivo, a importância de buscar apoio emocional e se cuidar integralmente e abordar temas sensíveis e essenciais”.

Em um período de 1 ano e 5 meses de trabalho compromissado com a mudança, a 5by5 testemunhou uma mudança em sua cultura organizacional, no engajamento e na saúde mental de seus colaboradores. Neste estudo de caso, vamos descobrir como a Moodar ajudou a 5by5 a evoluir em seus desafios organizacionais para uma empresa com indicadores excepcionais de satisfação.

Time de RH da 5by5

Desafios iniciais: ansiedade

No início de sua jornada com a Moodar, a 5by5 estava enfrentando desafios relacionados à saúde mental e ao engajamento dos funcionários. Uma pesquisa inicial revelou que 22% da organização estava em risco de ansiedade, e quatro funcionários estavam em uma situação de alto risco. Além disso, a empresa estava em uma zona de aprimoramento com um e-NPS (Net Promoter Score) de 46,9. 

A escala indica que NPS menor do que 0 é considerado zona crítica. De 0 a 49 está em zona de aperfeiçoamento, de 50 a 74 considera-se zona de qualidade e por fim, superior a 75 pontos, zona de excelência.

A pesquisa Mood, realizada com recorrência pela Moodar, identificou três áreas principais de atenção: volume de trabalho, comunicação e saúde e bem-estar.

Intervenções:

Além das ações internas já realizadas pela Five, a empresa passou a oferecer terapia online com preços acessíveis para seus colaboradores, com apoio da Moodar, que também apoiou na elaboração de um plano de ação personalizado, com foco em abordar os desafios identificados na pesquisa inicial. As sugestões incluíram as seguintes ações da plataforma: workshop “Volume de trabalho”, palestra “Gestão do sono”, workshop “Agentes de combate ao burnout”. Além deles, a palestra “Novo olhar no liderar”, a vivência “Quem é você” e o workshop “Construindo respeito como cultura”.

“Vale a pena utilizar os conhecimentos dos profissionais da Moodar para trazer temas relevantes, principalmente os que podem ter maior impacto nas empresas. Também é uma oportunidade rica de parceria entre os profissionais da Moodar e o RH de cuidar da saúde mental e qualidade de vida dos colaboradores”.

Resultados alcançados:

Em um período de 1 ano e 5 meses, a 5by5 experimentou transformações notáveis:

  • Redução da ansiedade: a taxa de funcionários em risco de ansiedade caiu de 22% para 14,7%, com a eliminação completa dos casos de alto risco.

  • Crescimento da organização: apesar da rápida expansão, com o aumento de cerca de 120 para 200 funcionários, a empresa conseguiu melhorar significativamente o bem-estar de sua equipe.

  • Melhoria do e-NPS: o e-NPS da empresa subiu de 46,9 (zona de aprimoramento) para 72,87 (zona de qualidade) neste período. Em relação a colaboradores que recomendariam a Five como uma boa empresa para trabalhar, o índice obtido foi de 86,82 (zona de excelência), mostrando mais uma vez que a parceria entre Moodar e Five ressalta os resultados positivos alcançados pela empresa.

  • Melhoria nas áreas identificadas: os três principais temas identificados pela pesquisa Mood – “Volume de trabalho”, “Comunicação” e “Saúde e bem-estar” - foram abordados com sucesso. O “Volume de trabalho”, em particular, obteve um aumento de quase 20 pontos em seu NPS.

  • Pilares da Moodar: dos 8 pilares avaliados pela Moodar, 5 atingiram a zona de excelência e 3 alcançaram a zona de qualidade, indicando uma melhoria significativa em todos os aspectos relacionados ao bem-estar e satisfação dos colaboradores.

“O acompanhamento do consultor da Moodar faz total diferença no sucesso da parceria. A Pesquisa Mood também nos ajuda a trilhar um caminho mais assertivo quanto ao planejamento dos próximos passos”.

A parceria entre a 5by5 e a Moodar demonstra que uma abordagem proativa e focada no bem-estar dos colaboradores pode trazer resultados extraordinários. Ao enfrentar os desafios iniciais, a 5by5 implementou com sucesso várias iniciativas que levaram a uma transformação na empresa, com melhorias substanciais na saúde mental e na satisfação dos colaboradores. Esta história de sucesso ressalta a importância de priorizar o bem-estar como um investimento estratégico para o sucesso de uma organização.

Agende uma Demo

Outros conteúdos:

05 dicas para desenvolver cultura organizacional em modelo de trabalho flexível

Dicas: Desenvolva cultura organizacional em modelo de trabalho flexível

Ikigai: O que é e como funciona no contexto do trabalho?

Ikigai: O que é e como funciona no contexto do trabalho?

Como reter talentos

03 Dicas para a Retenção de Talentos na sua Organização

...