O sucesso da Oficina Inteligente com a Moodar

Escrito por: Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Moodar

Há 21 anos a Oficina Inteligente tem sido uma força na indústria de tecnologia focada no ramo de reparação automotiva. Localizada em Santo André, estruturou seu setor de Recursos Humanos em 2021 e, junto com a percepção de que precisava de um time para cuidar de suas pessoas, percebeu também a importância de fazer isso de modo integral, buscando uma solução para cuidar da saúde emocional dos colaboradores. 

Ainda em 2021 a Oficina Inteligente e a Moodar uniram forças para promover uma transformação significativa no ambiente de trabalho, focada no bem-estar emocional dos colaboradores. O objetivo primário foi entender o que se passava dentro da organização, tomando as decisões cabíveis após este diagnóstico, conforme explica Ana Beatriz, profissional de RH.

“A Oficina Inteligente não enfrenta um cenário negativo em relação à saúde emocional dos colaboradores, porém as pesquisas realizadas semestralmente nos ajudam a ouvi-los e a tomar decisões mais coerentes e pontuais”.

As Pesquisas 

Dentro do contexto das pesquisas realizadas pela Moodar, a Pesquisa Mood é a principal. Trata-se de um mapeamento padrão e recorrente que direciona todo o plano de ação das empresas parceiras. Com essa pesquisa, é possível conhecer um termômetro emocional da organização sobre risco para ansiedade, com a utilização de ferramenta de pesquisa validada para estudos populacionais sobre saúde mental. Além disso, é acompanhada a percepção do corpo de colaboradores acerca de oito pilares organizacionais, que impactam a percepção de bem estar e satisfação com o trabalho.

“A facilidade de uso dos recursos, assistência da equipe e os profissionais facilitadores das ações são os pontos mais valiosos no trabalho com a Moodar”.

Ao todo, foram aplicadas quatro pesquisas no período entre Agosto de 2021 e Junho de 2023. Neste case, vamos focar na análise comparativa entre os dois relatórios mais atualizados (novembro de 2022 e junho de 2023). Os números mostram evolução em pontos que foram trabalhados durante esse tempo.

Isso inclui melhorias na saúde mental da equipe, aumento da produtividade ou outros indicadores, como a satisfação em relação aos pilares da saúde organizacional. Todos os resultados obtidos após cada Pesquisa Mood estão ligados com as decisões tomadas pela equipe de RH da Oficina Inteligente, provando que a inteligência estratégica é humana e altamente profissional.

Indicadores de Saúde Emocional:

- Em novembro de 2022, 32% dos colaboradores estavam em risco de ansiedade elevado ou moderado.

- Em junho de 2023, esse número caiu para 24%, refletindo uma melhoria substancial na saúde mental da equipe, por meio de ações realizadas pelo time de RH da Oficina Inteligente e a Moodar.

Net Promoter Score (NPS) do pilar de Comunicação:

A Pesquisa Mood utiliza como métrica o NPS (Net Promoter Score), uma escala que indica que NPS menor do que 0 é considerado zona crítica. De 0 a 49 está em zona de aperfeiçoamento, de 50 a 74 considera-se zona de qualidade e por fim, superior a 75 pontos, zona de excelência.

- Em novembro de 2022, o NPS relacionado ao pilar de Comunicação da Oficina Inteligente era de 14,29.

- Em junho de 2023, houve um salto significativo para a zona de excelência, com 75,76 pontos, indicando uma comunicação mais eficaz e transparente na organização.

NPS do pilar de Autonomia:

Dentro do pilar que revela e compreensão de autonomia dos colaboradores, também houve um ótimo desenvolvimento.

- Em novembro de 2022, o NPS de Autonomia era de 14,29.

- Em junho de 2023, alcançou excelência com 81,82, evidenciando um aumento na autonomia e empoderamento dos colaboradores.

Colaboradores empoderados, sentem-se mais felizes realizando suas atividades e são mais engajados na cultura organizacional. 

NPS do pilar de Relações Interpessoais:

As relações interpessoais foram trabalhadas durante o ano, o que gerou crescimento na nota do NPS relativo a esse tema.

- Em novembro de 2022, o NPS de Relações Interpessoais estava em 46,43.

- Em junho de 2023, subiu para 78,79 indicando uma melhoria significativa nas relações interpessoais dentro da empresa.

NPS do pilar de Bem-Estar:

O bem-estar dos colaboradores, foco inicial da parceria com a Moodar, também foi desenvolvido. Colaboradores que se sentem seguros psicologicamente são mais produtivos e permanecem por mais tempo nas empresas.

 - Em novembro de 2022, a nota de indicação das medidas de bem-estar foi de 35,71.

- Em junho de 2023, esse número saltou para 78,79, revelando a eficácia e aceitação das iniciativas de saúde mental e desenvolvimento humano.

As intervenções realizadas

Para a Oficina Inteligente, a Pesquisa Mood mostrou-se valiosa para a tomada de decisão do RH em relação às medidas e ao plano de ação necessário para chegar à excelência. Ações da plataforma Moodar foram realizadas com os colaboradores, como as palestras “O Poder do Feedback” e “Tudo bem não estar bem”, o que mostra que abordar esses e outros temas relacionados podem ser efetivos nos resultados da organização.

A parceria entre a Moodar e a Oficina Inteligente resultou em uma transformação positiva no ambiente de trabalho, refletida nos indicadores de saúde mental e satisfação dos colaboradores. Além disso, as ferramentas de diagnóstico da Moodar oferecem dados importantes para que o time de RH tenha argumentos para tomada de decisões com maior facilidade.

Agende uma Demo

Outros conteúdos:

3 dicas para incentivar colaboradores nas mudanças do dia a dia

3 dicas para incentivar colaboradores nas mudanças do dia a dia

O que é e como fazer um PDI corretamente?

O que é e como fazer um PDI corretamente?

Comunicação Não Violenta nas Empresas

Promovendo uma Cultura de Comunicação Não Violenta em Empresas: O que é CNV?

...