Case de Sucesso: A evolução da Bravi com a Moodar

Escrito por: Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Moodar

A parceria entre a Moodar e a Bravi resultou em uma notável transformação organizacional, refletida nos indicadores de satisfação e bem-estar dos colaboradores. Ao longo de um ano, foi observado um crescimento significativo em diversos aspectos, evidenciando o comprometimento de ambas as empresas com o desenvolvimento humano e a segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Sobre a Bravi

A Bravi, com 12 anos de atuação no mercado de tecnologia, destaca-se como uma empresa comprometida com a excelência no desenvolvimento de software. Operando com equipes dedicadas, a organização adota o regime remoto, possibilitando que seus profissionais estejam distribuídos por todo o território brasileiro. Esse formato se intensificou na pandemia de Covid-19, e foi também neste momento que a empresa iniciou a busca por uma parceria que ajudasse a tratar questões de saúde mental, conforme conta Andresa Rosa, Head do People Care da Bravi:

“Sempre acreditamos que teríamos uma boa adesão ao projeto, pois ouvimos que as pessoas queriam discutir alguns assuntos, poder conversar sobre temas essenciais para seu dia a dia, e que seria legal trazer profissionais de fora da Bravi, não do People Care para abordar”.

Neste case, vamos fazer uma análise dos resultados da parceria entre Moodar e Bravi com base nos resultados das pesquisas realizadas internamente entre Janeiro e Dezembro de 2023. 

Pesquisa Mood

A ferramenta Mood é uma pesquisa exclusiva da Moodar aberta a todos os colaboradores da empresa, destinada a avaliar dois principais aspectos: a segurança psicológica e o desenvolvimento pessoal do grupo de colaboradores. Essa iniciativa busca fornecer uma visão coletiva sobre o bem-estar, satisfação e desenvolvimento dos membros da equipe. Para oferecer uma compreensão abrangente dos resultados, a análise é conduzida em duas frentes, seguindo a metodologia estabelecida:

  • Uma abordagem quantitativa que revela o panorama emocional da organização, utilizando uma ferramenta de triagem para identificar possíveis riscos de desenvolvimento de ansiedade. Essa ferramenta foi validada para estudos populacionais em adultos.
  • Uma análise dos pilares que influenciam os níveis de satisfação no ambiente de trabalho, com base em uma pesquisa proprietária desenvolvida pela Moodar.

Como medida, usa-se a escala NPS. Indicações menores do que 0 são consideradas zona crítica. De 0 a 49 entram em zona de aperfeiçoamento, de 50 a 74 considera-se zona de qualidade e por fim, superior a 75 pontos, zona de excelência.

Saúde Mental e Bem-Estar:

A pesquisa revelou que em Janeiro, 11% da equipe da Bravi estava em risco elevado para ansiedade. Lembrando que os dados não são diagnósticos, mas apontam situações de acordo com as respostas anônimas do time como um todo.

Graças às iniciativas implementadas pela Bravi ao longo do ano, em dezembro, esse número foi reduzido a zero. Este resultado reflete o comprometimento da Moodar e da Bravi em promover um ambiente de trabalho saudável e apoiador, priorizando a saúde mental de seus colaboradores.

“A forma como a Moodar aborda os temas tem dado liberdade para as pessoas falarem mais sobre suas questões, e para nós do People Care facilita para engajar em demais ações que estejamos fazendo”.

Imagem de reunião online com apresentação sobre comunicação não violenta
Desenvolvimento de uma ação sobre Comunicação Não-Violenta

Recomendação da Empresa como um Lugar para Trabalhar (eNPS):

Em Janeiro, a Bravi registrou uma pontuação de 55,56 no eNPS (Employee Net Promoter Score), indicando uma percepção positiva, mas com espaço para melhorias. 

Com esforços contínuos ao longo do ano, em Dezembro, esse índice saltou para 81,82, demonstrando um notável aumento na satisfação dos colaboradores em relação à empresa e colocando-a em zona de excelência.

Indicadores de Pilares da Organização pela Pesquisa Mood:

Os sete pilares avaliados na pesquisa são: Saúde e Bem-estar, Comunicação, Autonomia, Volume de Trabalho, Liderança, Relações Interpessoais, Valorização Profissional e Diversidade e Inclusão. Na pesquisa realizada em Janeiro, foram detectados dois pontos de maior impacto que precisavam de atuação: Volume de trabalho e Valorização Profissional.

pessoas do time Bravi em dinâmica de grupo.
Além das ações mensais com a Moodar, a Bravi ainda trabalha dinâmicas presenciais pontuais

Volume de Trabalho:

Em Janeiro, o pilar de volume de trabalho recebeu uma pontuação de 38,8 na pesquisa Mood, indicando que a percepção dos colaboradores da Bravi em relação a este assunto precisava de aperfeiçoamento.

Com ações específicas sobre este tema, o indicador experimentou uma impressionante ascensão, alcançando nota 72,73 em dezembro. Isso sugere uma melhoria significativa nas condições de trabalho e preparação da equipe, evidenciando a eficácia das estratégias implementadas para gerenciar a carga de trabalho.

Valorização Profissional:

O pilar de valorização profissional na Pesquisa de janeiro/23 obteve um índice aquém do esperado pela empresa. Ao longo dos meses, a Moodar e a Bravi investiram em iniciativas que fortaleceram a valorização dos colaboradores, refletindo em um aumento considerável na última Pesquisa, de dezembro/23, entrando em uma faixa dentro da expectativa. Esse aumento mostra o empenho conjunto das empresas em reconhecer e promover o crescimento profissional de seus membros. E continua sendo foco da empresa em 2024.

Intervenções:

A Bravi contou com a plataforma Moodar para selecionar as ações mais adequadas para atingir seus resultados e melhorar os pontos que precisavam de desenvolvimento no ano. Confira algumas ações agendadas:

  • Workshop “Produtividade na Prática”: uma imersão no mundo da procrastinação e da eficiência. Durante a apresentação, são explorados os meandros da procrastinação, investigando o que a impulsiona e como superá-la.

  • Vivência “O Trabalho em Nós”: uma jornada de autoconhecimento, na qual são explorados os limites e fronteiras do processo pessoal/profissional, além de uma reflexão sobre a montanha russa da vida e reconstruir a identidade.

  • Palestra “Autocuidado do Meu Jeito”: O encontro que busca fornecer informações abrangentes sobre a importância em reconhecer o cuidado como parte significativa da vida, permitindo que cada participante compreenda como incorporar o práticas em sua rotina de maneira única e significativa.

“Acreditamos que Encontros Mensais têm sido muito aproveitados. Nós do People Care escolhemos com bastante cuidado o tema mês a mês. Fazemos um briefing com a equipe Moodar sobre o público, sobre o que temos de expectativa e tem dado muito certo. Os profissionais encaminhados pela Moodar estarem alinhados com o tema e terem total domínio do assunto, é essencial”.

Durante as atividades online em tempo real, a equipe de People Care da Bravi ainda compartilha uma orientação valiosa para empresas que conduzem esse tipo de iniciativa organizacional:

“Alimente, incentive e cobre que todos estejam com a webcan ligada. Estamos remotos, o contato físico é fundamental para gerar qualquer tipo de vínculo, reforce que você se preocupa com o outro e ele vai se preocupar com você. Quem é da área de Gestão de Pessoas, seja exemplo! Participe dos encontros da Moodar, SEMPRE com a câmera ligada, participe, colabore, seja agente de mudança”.

O sucesso dessa parceria é evidente nos números, mas vai além das métricas. A Bravi e a Moodar demonstraram um comprometimento genuíno com o bem-estar, desenvolvimento e satisfação dos colaboradores. Essa transformação não apenas impulsionou indicadores organizacionais, mas também criou um ambiente de trabalho mais saudável e gratificante para todos. Este case de sucesso destaca a importância de abordagens estratégicas e colaborativas para alcançar resultados incríveis.

www.moodar.com.br

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