Dicas: Desenvolva cultura organizacional em modelo de trabalho flexível

Escrito por: Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Moodar

A flexibilidade conquistada durante a pandemia permitiu o crescimento da diversidade profissional nas empresas, por viabilizar a inclusão de pessoas de fora das grandes capitais, por exemplo.

Essa mudança segue sendo uma prioridade para profissionais e um diferencial capaz de aumentar a receita das organizações, como aponta relatório da Scoop. Diante do paradigma da flexibilidade, desenvolver e manter uma cultura organizacional forte se torna um desafio. Neste artigo compartilhamos cinco dicas fundamentais que permitem cultivar a cultura organizacional no trabalho flexível. 

O trabalho flexível é uma modalidade que traz mais liberdade para as pessoas colaboradoras, ao permitir a escolha de horários e/ou locais de trabalho. Esse modelo transmite a confiança da instituição em cada pessoa. Ao mudar as preocupações de quanto tempo a pessoa passa na empresa para a qualidade das entregas que ela faz.

Segundo pesquisa realizada pelo Linkedin, 78% dos profissionais afirmam que a pandemia fez com que passassem a desejar ou precisar de mais flexibilidade no trabalho. Além disso, 30% dos entrevistados afirmaram que deixaram seus empregos por falta de políticas flexíveis no último ano. Os profissionais brasileiros seguem valorizando a flexibilidade. Apesar dessa posição, muitas organizações estão realizando o movimento contrário, com o retorno total ao modelo presencial e à rigidez. Mas o que é benéfico para as empresas?

Um relatório divulgado pela Scoop, demonstrou que ao longo de três anos empresas com política “totalmente flexível” tiveram 21% de crescimento de receita. Já as empresas com políticas mais restritivas, como exigências para o trabalho presencial, tiveram apenas 5% de crescimento de receita no mesmo período. 

Cultura organizacional forte e flexível

Os pedidos de retorno ao escritório feitos pelo Google, Apple e Amazon, refletem o medo e desconhecimento da construção da cultura organizacional no modelo flexível. Em vídeo compartilhado nas redes sociais recentemente, a empresária e participante do game show “Shark Tank Brasil”, Cristiana Arcangeli, afirma: “Sou contra o home office. Como é que você faz cultura em home office?”. Estas cinco dicas podem esclarecer como é possível cultivar uma cultura organizacional forte sem abrir mão do trabalho flexível:

1. Fácil Acesso à Informação: A Base da Transparência

Em um ambiente flexível, a transparência é essencial para promover a confiança e a coesão entre a equipe. Garanta que as informações relevantes estejam facilmente acessíveis a todos a qualquer momento. 

Utilize plataformas digitais colaborativas, como a Beehome, que permite centralizar a informação com Central de Documentos, Biblioteca, Wiki e Notícias. Isso não apenas facilita o acesso à informação, mas também promove um senso de comunidade, mantendo todos na mesma página e afastando a fofoca empresarial.

a imagem mostra quatro mulheres trabalhando em um escritório clean. Duas usam óculos. Duas usam roupa azul.

2. Definição Clara da Rotina de Trabalho e Processos: A Estrutura Necessária

A falta de uma estrutura clara pode levar à desorganização e à perda de produtividade em ambientes flexíveis. Defina rotinas de trabalho específicas para cada pessoa e estabeleça processos bem delineados. Isso não só ajuda os colaboradores a manterem-se focados, mas também cria um ambiente de trabalho previsível e estável. 

O módulo de Workflow da Beehome permite a organização de todos os processos, além da plataforma possibilitar o compartilhamento de Tarefas com a previsão de conclusão, garantindo que todos estejam alinhados quanto ao fluxo de trabalho.

3. Feedbacks Recorrentes: Construindo uma Cultura de Melhoria Contínua

O feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional. Em um modelo de trabalho flexível, é ainda mais crucial fornecer feedbacks regulares. Aqui na Moodar, temos ações focadas na capacitação das lideranças sobre como oferecer Feedbacks.

E a Beehome permite que você estabeleça um sistema consistente de Avaliação de Desempenho e promova a cultura de Feedback.

Assim, os colaboradores compreendem suas áreas de melhoria enquanto fortalecem os laços entre a equipe, mesmo à distância.

4. Desenvolvimento Contínuo: Investindo no Crescimento Profissional

O aprendizado contínuo é um pilar essencial para qualquer cultura organizacional sólida. Incentive a participação em treinamentos online, workshops e outras formas de desenvolvimento profissional. Estabeleça programas de desenvolvimento para promover a troca de conhecimento entre os membros da equipe. 

Aqui na Moodar, nossa plataforma oferece diversas ações em formatos variados: palestras, imersões, treinamentos e vivências, sempre online e em tempo real. Ao investir no crescimento individual e coletivo, a organização colhe os frutos de uma equipe mais qualificada e motivada.

5. Reconhecimento Profissional: Celebrando Conquistas, Mesmo à Distância

O reconhecimento é um elemento vital para manter a motivação e o engajamento da equipe. Mesmo em um ambiente flexível, celebre as conquistas individuais e coletivas. Não deixe de mencionar essas conquistas e celebrá-las para motivar e engajar suas pessoas.

Você pode utilizar a Beehome para destacar o excelente desempenho associando Badges no perfil da pessoa colaboradora por suas conquistas, promovendo uma cultura que valoriza e reconhece o esforço. Incentive também a expressão de gratidão entre colegas permitindo Reconhecimentos na Timeline, criando um ambiente positivo e colaborativo.

Cultura organizacional no dia a dia

Em resumo, desenvolver uma cultura organizacional sólida em um modelo de trabalho flexível requer um compromisso constante com a comunicação transparente, estrutura, feedback, aprendizado contínuo e reconhecimento. Ao incorporar esses elementos em sua estratégia de gestão, as organizações podem fortalecer os laços entre os membros da equipe, promover o desenvolvimento profissional e prosperar num ambiente flexível.

Com a Moodar, sua empresa consegue criar momentos e rituais para desenvolver uma cultura mais humanizada para seus colaboradores. Contamos com mais de 100 ações para os diferentes desafios enfrentados pelas empresas.

E com a  Beehome é possível desenvolver ainda mais essas ações, cultivando uma cultura organizacional cotidianamente. São mais de 50 ferramentas que permitem a integração de equipes no modelo flexível, mesmo em diferentes estados e países. 

Agende uma Demo

Outros conteúdos:

Como desenvolver colaboradores altamente analíticos?

Como desenvolver colaboradores altamente analíticos?

O que é escuta ativa e qual a importância na comunicação com as equipes?

O que é escuta ativa e qual a importância na comunicação com as equipes?

Como fazer uma boa pesquisa de clima na sua empresa

Como fazer uma boa pesquisa de clima na sua empresa

...